Tudo sobre o Trigo

Trigo é uma gramínea da família Poaceae, do gênero Triticum com 21 espécies. Está bem adaptada em várias partes do mundo, ocupando a segunda posição no ranking de produção cerealista. Basicamente o trigo é colhido e transformado em farinha, dessa forma então é a base de muitos alimentos que são a base alimentar de muitas famílias, como pães, bolos, biscoitos, entre outros inúmeros alimentos confeccionados a partir desta farinha. Mas não é só, os animais também se beneficiam do trigo, desde que ele seja utilizado como feno.


As culturas de trigo são sempre classificadas de acordo com a estação do ano em que são plantadas (podendo ser trigo de inverno ou trigo de primavera) e também pelo teor de glúten que possuem (podendo ser trigo duro se o teor de glúten for alto ou trigo macio se o teor for baixo). Para a cultura ter sucesso é preciso que o produtor esteja bem informado a respeito do ciclo do trigo. Para poder manter a plantação sempre livre de pragas e saber o momento exato de aplicar um fungicida sem que a planta esteja suscetível demais e venha morrer.


Trigo de Inverno


Trigo de Primavera


Uma vez a colheita realizada com sucesso vem a etapa da seleção dos grãos e moagem. Nesta etapa os grãos são escolhidos e moídos para virar a farinha de trigo. E está pronta para ser comercializada.

Vale ressaltar que assim como malte, a aveia, a cevada e o centeio, o trigo também contém glúten, portanto não sendo indicado seu consumo àquelas pessoas com sensibilidade à esta proteína.


Confira 10 curiosidades sobre o Trigo:


1 - A palavra portuguesa trigo veio do latim “triticum”.

2 - Tanto o trigo quanto o arroz são parentes da grama (essa mesma que você costuma ver em jardins).

3 - Alguns especialistas contaram cerca de 12 mil variedades de trigo, mas outros vão além. Segundo eles, existem 30 mil variedades.

4 - A cultura do trigo é a segunda maior do mundo, atrás apenas do milho.

5 - Cerca de 50% do trigo consumido no Brasil é usado na fabricação de pães.

6 - Considerado um dos alimentos mais importantes da dieta humana, o trigo é rico em carboidratos e vitamina B.

7 - Você sabia que existe um tipo de cerveja produzida com o malte do trigo? Chamada de weissbier, ele é produzida no Brasil com a marca Bohemia.

8 - Para os judeus, o fermento simboliza a corrupção. Por isso, eles só ofereciam a Deus pães ázimos, sem fermento. Até hoje, esse é o pão consumido na Páscoa, época em que é proibido comer qualquer alimento fermentado.

9 - O farelo de trigo é a parte externa do grão (a película). É consumido para eliminar as toxinas do organismo e ajudar no bom funcionamento do intestino e reto.

10 - O joio é uma planta da família da mesma família Poaceae e é também chamado de “falso trigo”. Se for colhido e processado junto do trigo, pode comprometer a qualidade do produto. É por isso que se deve separar o joio do trigo.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo