Curiosidades Aço Inoxidável.
Atualizado: 6 de set. de 2018
O aço inoxidável é uma liga de ferro e crómio, podendo conter também níquel, molibdénio e outros elementos, que apresenta propriedades físico - químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica. Isto é, o crómio presente na liga oxida - se em contacto com o oxigênio do ar, formando uma película, muito fina e estável, de óxido de crómio - Cr2O3 - que se forma na superfície exposta ao meio. O aço inoxidável foi descoberto por Harry Brearley ( 1871 - 1948 ), que começou a trabalhar como operário numa produtora de aço com a idade de 12 anos, na sua terra natal, Sheffield ( Inglaterra ). Porém, ao realizar o ataque químico para revelar a microestrutura desses novos aços com altos teores de crómio que estava a pesquisar, Brearley notou que o ácido nítrico - um reativo comum para os aços - não surtia efeito algum. A sua resistência à corrosão, as suas propriedades higiénicas e estéticas fazem do aço inoxidável um material muito atrativo para satisfazer diversos tipos de demandas. Os produtos de limpeza indicados para a limpeza do Aço Inox são : o sabão, os detergentes suaves e/ou neutros e as soluções de amônia ( removedores caseiros ) em água morna
Tipos de Mercado.
Os aços inoxidáveis são utilizados principalmente para cinco tipos de mercados:
Eletrodomésticos: Grandes eletrodomésticos e pequenos utensílios domésticos.
Automóveis: produção de peças para veículos como, por exemplo, escapamentos.
Construção: edifícios e mobiliário,
Indústria: alimentação, produtos químicos e petróleo.
Setor de Serviços: fachadas e placas de sinalização visual.

Tipos de Aço Inoxidável.
Como mencionado anteriormente, podemos classificar o aço inox nos grupos : ferríticos, austeníticos, martensíticos, endurecíveis por precipitação e Duplex. Existem basicamente dois grupos de elementos de liga : os que estabilizam a ferrita ( Cr, Si, Mo, Ti e Nb ) ; e os que estabilizam a austenita ( Ni, C, N e Mn ). Assim, cada grupo de aço inox tem uma aplicação. Austenítico ( resistente à corrosão ) Martensítico ( dureza elevada, menor resistência à corrosão )
Propriedades.
Alta resistência à corrosão
Resistência mecânica adequada
Facilidade de limpeza/Baixa rugosidade superficial
Aparência higiênica
Material inerte
Facilidade de conformação
Facilidade de união
Resistência a altas temperaturas
Resistência a temperaturas criogênicas (abaixo de 0 °C)
Resistência às variações bruscas de temperatura
Acabamentos superficiais e formas variadas
Forte apelo visual (modernidade, leveza e prestígio)
Relação custo/benefício favorável
Baixo custo de manutenção
Material reciclável
De boa fabricação
Densidade média = 8 000 kg/m³
Máquinas para indústria Alimentícia
Recipientes, tubulações e equipamentos que entrarão em contato com alimentos são fabricados com aço inox 304 ou aço inox 316, sendo esses os tipos mais adequados para manuseio e resistentes a corrosão. O aço inox 316 é mais adequado para alimentos que tenham um poder corrosivo maior, como carne e ingredientes com sal que precisam ser limpos frequentemente.
Embaladora Automática de Farinhas em geral, Grãos e pós, confeccionada TOTALMENTE em Aço Inoxidável 304.
Envasadora Semi Automática de líquidos, Suco, Água mineral, Água de Coco, Leite, Etc. Confeccionada TOTALMENTE em Aço Inoxidável 304.
#açoinox #acoinox #envasadora #embaladora #maquinas #maquina #curiosidades